sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

TOMAR BANHO EMAGRECE

Olha isso que achei!!!
O médico endocrinologista Dr. Paulo Sardanha, após fazer uma relação das fichas completas de seus pacientes, descobriu uma curiosa relação: pessoas asseadas, que costumavam tomar banho pelas manhas tinham maior facilidade para perda de peso.
Isto deu ingresso para uma complexa pesquisa, envolvendo 80 pacientes, partindo-se da premissa de que gasta-se 1cal para se elevar 1ml de água cada grau na escala Celsius, dividiu-se a pesquisa em duas etapas, uma envolvendo o uso interno da água através da ingestão, e outro com uso tópico, ou seja, através do banho.
Constatou-se que cada paciente gastou cerca de 100Kcal após ingestão de 1L de água fresca, a 25ºC, isto deve-se ao fato de que para se manter a homeostase corpórea, necessitamos de uma temperatura interna de cerca de 36,5ºC, e com a ingestão hídrica, gasta-se energia para que o corpo possa manter sua temperatura interna constante. Pode parecer pouco, mas 100Kcal é equivalente a um pão francês.
Já os pacientes que tomaram um banho gelado de 8 minutos pela manhã, obtiveram a incrível marca de cerca 280Kcal perdidas após o banho, isto deve-se ao mesmos fatores de manutenção térmica do corpo, já que com o banho gelado o corpo perde muito calor, acelerando seu metabolismo e que cerca 80% da energia gasta nos seres homeotermicos é gasta para a manutenção da constante da temperatura.
Segundo o Dr. Sardanha, isto é uma descoberta simples e óbvia, mas que nunca tinha-se pensado por este lado, podendo ser um grande aliado às dietas e manutenção de peso de indivíduos sedentários.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Os elementos quimicos e o corpo humano

Os elementos químicos e o corpo humano


Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza – 91 para ser mais exato apenas 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% damassa do nosso corpo é de oxigênio. Temos 95% da massa do nosso corpoformado por 4 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Os outros elementos apresentam em quantidade bem menores, mas não são menos importantes, para o funcionamento do corpo. Um bomexemplo é o ferro que compõe apenas 0,005% do corpo humano, mas é essencial para o seu funcionamento, principalmente no sangue. O cálcio 1,38% que forma, por exemplo, os ossos e os dentes. O iodo 0,001%que regula o funcionamento de tiroide.
Existem também elementos do tipo “penetras”, que entram em nosso corpo, mas não desenvolvem nenhuma função útil. O alumínio é um dos mais comuns. Traço desteelemento entra em nosso corpo através do uso das panelas na hora de cozinhar os alimentos. São eliminados pela urina, em poucas horas ou dias. Muitos dos elementos “penetras”, são perigosos como é ocaso dos metais pesados (Chumbo, mercúrio, etc.). Estes entram no corpo e não são eliminados podendo (dependendo da quantia) desencadear graves doenças.

Na atualidade, sabe-se que os elementosquímicos são distribuídos em nosso corpo nas seguintes porcentagens:
 Oxigênio (O) – 65% - constituinte da água e das moléculas orgânicas (que contem carbono e hidrogênio, produzidos por um sistema vivo).E necessário para a respiração celular, que produz trifosfato de adenosina (ATP), uma substancia química muito rica em energia.
 Carbono (C) – 18,5% - encontrado em toda a molécula orgânica.
Hidrogênio (H) – 9,5% - constituição da água, de todos os alimentos e da maior parte das moléculas orgânicas.
 Nitrogênio (N) – 3,2% - componente de todas as proteínas e ácidos nucleicos: O acido...

Os elementos quimicos e o corpo humano

Dos quase 100 elementos químicos que existem na natureza – 91 para ser  mais exato -, apenas 21 fazem parte do corpo humano. Sendo que mais de 60% da massa do nosso corpo é de oxigênio.

Temos 95% da massa do nosso corpo formado por 4 elementos: oxigênio, carbono, hidrogênio e nitrogênio. Os outros elementos apresentam em quantidade bem  menores, mas não são menos importantes, para o funcionamento do corpo. Um bom exemplo é o ferro que compõe apenas 0,005% do corpo humano, mas é essencial para o seu funcionamento, principalmente no sangue. O cálcio 1,38% que forma por exemplo os ossos e os dentes. O iodo 0,001% que regula o funcionamento de tiróide.
Existem também elementos do tipo “penetras”, que entram em nosso corpo mas não desenvolvem nenhuma função útil. O alumínio é um dos mais comuns. Traços deste elemento entra em nosso corpo através do uso das panelas na hora de cozinhar os alimentos. São eliminados pela urina, em poucas horas ou dias. Muitos dos elementos “penetras”,  são perigosos como é o caso dos metais pesados (Chumbo, mercúrio, etc). Estes entram no corpo e não são eliminados podendo  (dependendo da quantia) desencadear graves doenças.




Fonte de pesquisa:


Super Interessante, Julho de 1996 pg 84 e 85.
Aldridge, S. e Lucírio, I. D. "A formula do corpo humano"